Levi Pontes destaca inauguração do Instituto de Genética Forense

segunda-feira, outubro 31, 2016
Em discurso proferido na sessão desta quarta-feira (26), o deputado Levi Pontes (PCdoB) parabenizou o governador Flávio Dino pela inauguração do Instituto de Genética Forense, ocorrida ontem (25). Esse Instituto tem como finalidade reforçar a segurança na elucidação de crimes no estado do Maranhão.
Segundo Levi Pontes aquele instituto – que, segundo ele, não deixa a desejar em qualidade, recursos humanos, tecnologia e em espaço físico - tem como objetivo fornecer a produção de provas periciais em busca da materialização do crime e da indicação da autoria do crime através do exame de DNA.
“Poucos são os estados no Brasil que dispõem deste recurso que é baseado em técnicas científicas de biologia molecular em favor das investigações criminais. Esse instituto coloca o Maranhão na vanguarda das provas científicas, fazendo com que tenhamos mais ética, justiça, inovação, sustentabilidade e qualidade e, por que não dizer, urgência na descoberta dos casos graves, hediondos, de crimes que assolam o país”, acentuou o deputado Levi Pontes.
A partir de agora, frisou o deputado, a Polícia Civil e os órgãos de criminalística do Maranhão podem garantir o resultado, através do exame de DNA. Antes, os exames eram feitos fora do Estado e levava meses para chegar o resultado. Com a inauguração do instituto, 156 crimes hediondos já passam a compor o banco de dados genético maranhense que, por sua vez, irá compor um banco nacional para que se possa ajudar na elucidação dos crimes com maior rapidez.

“Sinto-me orgulhoso de saber que o governador do Estado como sempre, através da sua sensibilidade, tem um olhar científico e tecnológico para a revolução daquilo que existe no mundo. Parabenizo-o por mais uma agenda propositiva, uma agenda que nos orgulha”, finalizou Levi Pontes.