MAGISTRATURA | Cinco novos juízes são empossados no Tribunal de Justiça do Maranhão

quarta-feira, julho 19, 2017
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, empossou, nesta quarta-feira (19), após Sessão Plenária Administrativa, cinco novos magistrados no Maranhão. Eles foram aprovados no último concurso público para preenchimento de vagas no cargo de juiz de Direito substituto do Judiciário, homologado em 2015.

Tomaram posse os juízes Alexandre Magno Nascimento de Andrade, Martha Dayanne Almeida de Morais, Alistelman Mendes Dias Filho, Fábio Gondinho de Oliveira e Alexandre Sabino Meira.

Para o presidente do TJMA, Cleones Cunha, a posse é um ato em que cada magistrado pode relembrar o compromisso feito no início da carreira na magistratura. “Hoje, vivenciamos a nossa posse, voltamos ao tempo e pensamos: ‘enfrentamos a luta da magistratura’. É isso o que o senhores vão dizer daqui a 30 anos, quando estiverem neste Tribunal, comandando o Poder Judiciário do Maranhão”, declarou.

O presidente do TJMA enfatizou que o dia de posse de um magistrado é um momento único de alegria e emoção, lembrado por toda a vida. “É o momento de sermos não só servidores, mas também servos do povo do Maranhão na aplicação do bem maior que é a Justiça. É com alegria que o Poder Judiciário e o povo do Maranhão os recebem para honrar a magistratura do Maranhão”, ressaltou.

Durante o discurso de boas-vindas, o desembargador Jamil Gedeon, representando todos os membros da Corte estadual de Justiça, destacou que os novos juízes enfrentarão desafios que serão recebidos em forma de petições do jurisdicionado. “O Poder Judiciário existe porque tem problemas no mundo dos homens. Vocês estarão na linha de frente para pacificar os homens e as relações sociais. Amem a comarca e o povo que os receberem”, frisou.


O juiz empossado Alexandre Magno Nascimento de Andrade fez o juramento de posse, representando os novos magistrados. Andrade enalteceu a postura do Judiciário maranhense ao manter o compromisso de dar posse a novos juízes, apesar da crise financeira que tem assolado o país. “O Tribunal não mede esforços e vem constantemente nomeando os aprovados no último concurso público da magistratura maranhense”, disse.

“É um grande desafio, mas estamos aqui para cumprir o nosso papel de ouvir o jurisdicionado, compreender o seu clamor, e atender à população que está batendo à porta do Judiciário em busca de uma prestação jurisdicional efetiva e séria”, acrescentou. Alexandre Andrade, natural do Rio Grande do Norte.

CONQUISTA – O magistrado Alexandre Sabino Meira, também empossado como juiz de Direito, ressaltou que a conquista é a concretização de um sonho de infância construído junto com os pais e esposa. A maranhense Martha Dayanne Almeida de Morais, afirmou que exercerá as funções de magistrada com presteza, para poder garantir o direito fundamental do cidadão que é a prestação jurisdicional célere e efetiva.

Alistelman Mendes Dias Filho, de São Luís, foi também empossado como juiz na cerimônia. Ele exercia o cargo promotor de Justiça na Comarca de Mirinzal e na carreira profissional foi assessor jurídico do gabinete do desembargador do TJMA, Marcelo Carvalho. Já o magistrado Fábio Gondinho de Oliveira, natural de Teresina (PI), ocupava anteriormente o cargo de assessor jurídico do desembargador Ribeiro Martins no Tribunal de Justiça do Piauí.

MAGISTRATURA – Com a posse de cinco novos magistrados, chega a 21 o número de novos juízes substitutos efetivados no cargo na gestão do presidente Cleones Cunha. Em 2016, o presidente do TJMA empossou 16 juízes, preenchendo quase a totalidade das comarcas vagas no Estado.

Em 2015, a ex-presidente da Corte, desembargadora Cleonice Freire, já havia empossado os 30 primeiros colocados na lista de aprovados no concurso, que tiveram seu vitaliciamento aprovado também na Sessão Plenária desta quarta-feira (19).

Participaram da solenidade de posse o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Angelo Alencar dos Santos; o procurador-geral de Justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa; o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD/PB), familiares e servidores do Judiciário.

Danielle Limeira
Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br